13/09/2010

cuidando dos sapatos

Seguem dicas de como garantir o bom estado de nossos amados sapatos:

Couro

Os sapatos de couro devem ser hidratados para evitar que ele resseque e fique com aquele aspecto esbranquiçado. Para isso, umedeça uma esponja macia com cera, graxa ou até mesmo óleo de linhaça, tire o excesso e dê aquela lustrada com uma flanela seca. Os produtos impermeabilizam o calçado e não deixam que gotas e respingos de água penetrem ou manchem a peça.


Camurça

Antes de estrear seu calçado, compre um spray impermeabilizante em sapatarias, e aplique-o para prevenir a entrada de água e o aparecimento de manchas. Se o sapato molhar, ou sujar de barro, espere secar e o escove levemente com movimentos circulares. Este processo funciona para remover as fibras danificadas, por isso é preciso cuidado para não criar falhas entre as felpas. Se a sujeira não sair, recomenda-se o uso de um xampu apropriado para lavagem de carpetes.

Já usei borracha escolar para dar uma limpada - e deu certo!) . Parece até que a camurça fica renovada/viva.




Corda

Para limpar solados de corda ou cortiça use uma borracha escolar ou então esfregue um pano embebido em terebintina, um tipo de solvente químico vendido em armarinhos e lojas de pintura. Caso não encontre o produto (acho muito difícil ir atrás disso), substitua-o por água morna.



Madeira

Evite limpar tamancos e sandálias com panos umedecidos. Além de acelerar o apodrecimento dos saltos, com o tempo, eles acabam deformando a peça por inteiro. Para evitar o ressecamento precoce e manter o brilho e a textura sempre em dia, aplique um spray próprio para calçados, ou então uma leve camada de betún, um tipo de parafina usada para lubrificar madeira. Saches de cânfora, quando usados por debaixo das palmilhas evitam o escurecimento dos pares de cores claras.


Como limpar ?

Tente limpar sempre as solas e o interior dos sapatos antes de guardá-los. Use um pano úmido - jamais molhado - para isso. Assim, você remove os resíduos da transpiração que se acumulam internamente e evita que as bactérias da sola contaminem a sua casa. Tanto os modelos usados no dia a dia, quanto os esquecidos no armário devem ser limpos no mínimo uma vez por mês - o problema é ter tempo para tal hehehe.

Como secar ?

Se você encharcou seus sapatos com a chuva, não tente secá-los sob o sol ou com a ajuda de um secador. O indicado é preenchê-los com papéis amassados para que absorvam a umidade ou então pegar um par de meias de algodão e forrá-las com serragem de madeira em lascas. Dessa forma, você estará evitando também o mau cheiro no interior do calçado.

Como guardar ?

Gurdar os sapatos em caixas de papelão não é a melhor das opções. O ideal é que você possa guardá-los em um lugar arejado, como prateleiras, ou então colocá-los em um espaço no guarda-roupa, no qual tenha acesso todos os dias. Outra dica é organizá-los colocando sempre um pé na frente do outro, e não lado a lado. Assim, além de visualizá-los melhor, você evita que os modelos menos usados absorvam umidade e criem bolor.

fonte: manequim.abril.com.br


Dicas boas não?

Beijos,


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Palpite aí: